Tapetes que agradam

Padrão

Tapetes podem conferir aconchego e charme aos ambientes. Na verdade, penso que são acessórios essenciais em uma casa. Na sala, quarto, cozinha, banheiro, sala de estar, varanda… não importa! São eles que ressaltam a personalidade do ambiente, transmitem sensação de aconchego, conforto térmico e delimitam espaços em qualquer cômodo que se encontram. No entanto, erros na hora de escolhê-los comprometem o resultado final da decoração.

Então vamos às nossas dicas do dia:

1) Deixe o tapete como o último detalhe a ser escolhido. Assim, é possível analisar bem o projeto e não cometer excessos. Por exemplo, se o sofá for colorido ou estampado, prefira peças neutras e lisas, e vice-versa;

2) Caso a ideia seja valorizar um tapete que é uma verdadeira obra de arte, o projeto pode começar a partir dele.

3) As peças devem seguir os mesmos tons do restante da decoração;

4) O tapete não é algo obrigatório no quarto, mas com certeza vai deixar a decoração charmosa e personalizada. Quando o piso da casa é muito frio, o têxtil acaba sendo usado como uma opção eficiente para aquecer o ambiente. É natural surgirem dúvidas na hora de optar pelo modelo de tapete ideal. No entanto, para fazer a escolha certa, procure respeitar e buscar sempre as combinações mais harmônicas. Os ajustes se tornam mais fáceis quando se opta por um modelo neutro, ou seja, com cores e estampas discretas. O formato do tapete no ambiente é fundamental para deixar a decoração bonita e funcional. Os retangulares ou quadrados se destacam como tradicionais e facilitam a distribuição dos móveis no quarto. Já o tapete redondo, funciona melhor nos dormitórios de crianças ou bebês, proporcionando um efeito lúdico. Não existem regras rigorosas quanto ao posicionamento do tapete no quarto, mas é importante que ele se harmonize com os demais elementos. A peça deve ainda se equilibrar com o principal móvel do cômodo, papel desempenhado pela cama. Apesar de muitas pessoas optarem pelo pequeno tapetinho ao lado da cama, o que vale tranquilamente, é recomendado o modelo amplo e retangular, que comece a 20 cm do criado, passe por debaixo da cama e tenha sobras nas laterais de pelo menos 60 cm.

4) É possível usar tapete na cozinha? Sim. Ele pode ser colocado perto do fogão, geladeira ou pia. Dê preferência aos modelos retangulares, como as passadeiras, ou a peças emborrachadas e com características antiderrapantes. Como o tapete na cozinha está sujeito a sujar rápido vale a pena apostar em cores escuras, capazes de esconder as manchas que comprometem o charme da decoração. As estampas podem (e devem) ser usadas, mas sem sobrecarregar o visual da cozinha.  Se a lavanderia fica junto da cozinha vale colocar um tapete em frente ao tanque.

5) No banheiro para gerar um belo efeito visual opte por toalhas que combinem com os tapetes do banheiro, dando preferência aos antiderrapantes.

6) É importante escolher um tapete que complemente a decoração de sua casa, e principalmente, da sala em que irá utilizar a peça. Uma dica importante é avaliar o espaço que irá receber o tapete, qual tipo de decoração e o modelo que mais se adequa ao tamanho do cômodo e a decoração como um todo. Avalie, por exemplo: cortinas, sofás e os acessórios do ambiente, sendo original na sua escolha. É aconselhado um modelo que tenha no mínimo a largura do sofá e entre embaixo do móvel – mais ou menos até a metade. Assim, as duas peças parecem estar num mesmo plano, eliminando a confusão visual de piso, tapete e sofá. Em um ambiente grande, fica chique usar um tapete que abrigue todos os móveis. Os tapetes delimitam os ambientes e quando existe um tapete na sala de estar, a tendência das pessoas é ficar na área demarcada por ele. O importante é que o tamanho do tapete – seja ele neutro, colorido, estampado ou liso – esteja perfeitamente adequado às dimensões do espaço, pois é o tapete que o demarca. Tapetes redondos são mais difíceis de usar. Eles atraem quem se identifica com o estilo moderno. O ideal seria utilizá-los em ambientes contemporâneos, às vezes, até descentralizado em relação ao ambiente. Eles ficam bem em livings, salas de TV e escritórios.

 

Onde encontrar? Já pararam para olhar a Moda Casa Riachuelo? Acreditem, a Riachuelo tem um mix de coleção de tapetes incríveis a preços super acessíveis. A Tok Stok também é uma boa sugestão, além da Etna, onde também encontram-se fácil tapetes para banheiro, entre outros.

Detalhe funcional: para limpar tapetes e estofados, uma recomendação incrível é o Vanish Karperx. Siga as instruções da embalagem e evite desastres com o seu tapete. O produto é ótimo!!

Aproveite as dicas e invista num efeito único e surpreendente na sua casa.

Nádia Garcia

Anúncios

»

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s